REGRAS: RESPEITE A TODOS, É PROIBIDO PALAVRÕES ",PROIBIDO CAPS LOOK,E ABAIXO DO XAT ENSINA COMO MUDAR O NOME,SEM VENDAS DE CS NO ABERTO e SEM EMAILS OU PASSAR SKIPE NO XAT ABERTO..

Tutorial Jtag para dream morta.

(Só faça Jtag após ter esgotado todas as tentativas)

Para aqueles que realmente mataram sua Dreambox, pois não acende nem mesmo a luz do painel frontal, não há comunicação por serial ou qualquer outro meio.
E vc já tentou todos os outro meios de ressuscitar sua Dream e não conseguiu segue aqui como fazer o JTAG
Se for construir o cabo, é bom não fazer muito longo, não exceder a 10cm, isso é muito importante. O Jtag para aqueles que não sabem, nada mais é do que o RECOVER que é feito nos decos tais como azbox, azamérica e similares, por isso não se assutem se isso ocorrer com sua Dream, é só fazer tudo direitinho como está aí que não terão problemas.
Mais uma coisa, após ter feito tudo isso, é necessário instalar o Firmware Original Dreambox, caso contrário não vai conseguir, reinstalar a imagem de sua preferência.

Fica aqui então a explicação completa do procedimento:

Antes de mais, antes de tentar fazer este procedimento que passarei a explicar, devem tentar o mais possível recuperar o funcionamento da dream com o dreamup. Verificar bem se todas as ligações estão bem feitas, e se não existe nenhum problema com o pc que impeça a comunicação pela porta série.

Dito isto e caso seja mesmo impossível recuperar com o dreamup, aviso que este procedimento pode danificar mais a dream se feito com pouco cuidado, pelo que se não se sentirem à vontade com os procedimentos ou não tiverem nenhuma experiência com electrónica, recomendo que peçam a reparação numa loja especializada, como por exemplo o serviço técnico.


Material necessário:

5 Resistências de 100 Ohms
1 Ficha DB25 macho
5 fios
Ferramentas: Chave de fendas, Ferro de soldar, Alicates, etc..


1º Para começar temos de apontar dois dados importantes de identificação da dream, o MAC address e o modelo de sintonizador (tuner).

Na parte inferior da caixa da dream existe uma etiqueta que indica o MAC address. Será algo do tipo 00 09 34 XX XX XX em que os X são digitos 0 a 9 e letras A a F que identificam a dream. Apontamos este código.

Nota: Se a dream for um clone, então a etiqueta poderá não existir, não ter indicado o MAC address, ou se existir os três primeiros conjuntos de caracteres do MAC não serão 00 09 34. Neste caso das duas uma ou utilizaremos o MAC original do clone tal como indicado, mas não poderemos usar imagens que impedem o uso de clones como a Gemini por exemplo. A alternativa é forjar o MAC address original (fraude) alterando três primeiros conjuntos de caracteres para 00 09 34. Se necessário inventaremos também os três restantes, caso não exista MAC indicado.


2º De seguida, abrimos a caixa da dream. Do lado direito encontra-se o tuner (caixinha metálica com muitos pernos e as fichas de ligação à antena/cabo na traseira da dream). Verificamos a etiqueta. Em princípio encontramos um dos seguintes modelos de tuner indicados na etiqueta:

Modelo Ref. na etiqueta ID tuner
Alps Satélite BSBE1-.... 06
Philips Satélite SU1216l 03
Philips Cabo CU1216L 02
Philips Terrestre TU1216L 04

Caso a referência não corresponda a nenhum destes tuners, não podemos avançar, pois temos de saber o ID de tuner para o tuner funcionar e sintonizar canais. Neste caso postem e refiram o caso, indicando de que referência se trata para verificar se alguém pode ajudar.
Caso tenham encontrado o vosso tuner na tabela é só anotarem o correspondente ID de tuner para utilizarmos depois.



3º Agora vamos construir a interface JTAG. Para isso vamos estabelecer as seguintes ligações com a ficha DB25, os fios e as resistências:

LPT <----------------------->Dreambox
2 --> R100 ohms ---------------> 11 ( Halt)
3 --> R100 ohms ---------------> 9 ( Tms )
4 --> R100 ohms ---------------> 7 ( Tck )
5 --> R100 ohms ---------------> 3 ( Tdi )
11 --> R100 ohms -------------> 1 ( Tdo )
25 -----------------------------------> 16 ( Ground)

OS pinos 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24 e 25 da porta LPT devem ser shuntados entre si, como na seguinte imagem.



Depois colocar as resistências:



(atenção nesta imagem a resistência mais à esquerda está no pino 13 em vez de estar no pino 11 como deve de ser, isto pode ter sido erro de quem fez a montagem dado que não fui eu o autor desta montagem)

Pôr os fios na ponta de cada resistência e no gnd e ficamos com aspecto parecido:



O comprimento dos fios incluindo resistências não deve exceder 10cms.

Por fim soldar os fios à dream nos terminais indicados:



Assim temos o JTAG pronto é só ligar à porta paralela do PC e passar à parte do software.


4º Agora descarreguem o pacote software anexo(requer windows) e descompactem para uma pasta.
Lá dentro vem:

* O programa para comunicar por JTAG - jtag_windows.exe
* O bootloader virgem para a Dream 500 v1.01 - blimg
* O editor hexadecimal xvi - XVI32.exe



5º Antes de podermos restaurar o bootloader da dream com o ficheiro blimg temos de editá-lo abrindo o mesmo no xvi, para escrever o MAC address da dream e identificar o tipo de tuner que a dream tem.

Depois de aberto o ficheiro no xvi, arrastamos a barra de rolamento vertical para o fim de modo a encontrar a zona a editar que tem o seguinte aspecto ( a vermelho o que vamos editar):



Se repararem temos a seguinte sequência hexadecimal:
CA 00 01 06 AA AA AA BB BB BB AA AA AA CC 04

E vamos fazer as seguintes substituições com os dados que apontamos no 1º e 2º passo:
AA AA AA = três últimos conjuntos de caracteres/ bytes do MAC
BB BB BB = três primeiros conjuntos de caracteres/ bytes do MAC
CC = ID Tuner

Por exemplo suponhamos o caso de uma dream com MAC: 00 09 34 2F 44 1A e ID tuner: 06 deveremos ficar com o seguinte escrito no ficheiro blimg:




Por fim gravamos as modificações e fechamos o editor.

6º Agora com a ligação JTAG embelecida com o PC basta utilizar o programa jtag_windows.exe e acertar os tempos de ligação da dream em relação ao programa, o que pode ser um pouco complicado. É questão de várias tentativas e um pouco de paciência para acertar o timing. Neste aspecto existem boas indicações no ficheiro Instruções.txt. Quando estabelecida a comunicação envia-se o bootloader e já esta.

7º Por fim fechamos o programa jtag_windows.exe, desligamos a dream, a ligação ao pc da porta paralela do JTAG. Depois ligamos a porta série à dream e agora o dreamup já deve funcionar para flashar a dream de novo.
Atenção: Se usaram no passo 5 um MAC original de um clone, não flashem a dream com uma imagem Gemini >= 4.31 ou arriscam-se a ter de repetir este processo de restauro do bootloader da dream de novo.

Se tudo correu bem têm a dream/clone vai ficar operacional novamente.

Espero que tenha sido bom este tutorial, este tuto serve para Recuperar por Boot loader Dreambox todos modelos  por JTAG

0 comentários: